06 setembro 2009

GONÇALVES DIAS


Canção do Exílio


Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar –sozinho, à noite–
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

De Primeiros cantos (1847)
Gonçalves Dias

Fonte: www.horizonte.unam.mx

Dando continuidade aos poetas brasileiros, reinicio com Gonçalves Dias... Esta poesia também fez parte da minha adolescência e a analisei muitas vezes na escola...
Tem tudo a ver com nosso País!!!


2 comentários:

  1. Quando estava relembrando o poema, pensei no quanto estudei e li na escola....e vc em seguida escreveu isso!!!
    Obrigada pela visita ao meu blog!!!
    Bj

    ResponderExcluir
  2. um cheirinho ondulante a quente ... não é da minha vivência escolar , mas sabe bem aprender
    ;)

    ResponderExcluir

Estas poesias são as minhas preferidas... E algumas são criações minhas...
Comenta aí... Vou gostar de saber o que você acha!!!

#SAUDADES ETERNAS

Nunca soube que você se chamava Fernando... Pra mim, sempre foi "Beto"... O Beto do sorrisão...  O Beto das baladas n...