12 setembro 2009

HENRIQUETA LISBOA

SEGREDO


Andorinha no fio
Escutou um segredo.
Foi à torre da Igreja.
Cochichou com o sino.

E o sino bem alto
delém-dem
delém-dem
delém-dem
delém-dem!

Toda a cidade
Ficou sabendo.


Henriqueta Lisboa é uma poetisa mineira. Nasceu em Lambari (MG) em 1903 e morreu em Belo Horizonte em 1985. Aderiu ao Modernismo em 1945, influenciada por Mário de Andrade, com quem trocou farta correspondência de 1940 a 1945. Foi a primeira mulher eleita para a Academia Mineira de Letras.
Poeta sensível, dedicou sua vida a poesia. Drummond assim falou dela: "Não haverá, em nosso acervo poético, instantes mais altos do que os atingidos por esta tímida e esquiva poeta."

Eu, particularmente adorava essa poesia... Sabem porquê? Por causa do "barulho" do sino... Quando a professora lia a poesia em voz na sala de aula, logo imaginava o sino a badalar de alegria pelo segredo que a andorinha havia lhe contado!

Foto: Google

4 comentários:

  1. tem um ar tranquilo ...
    " Lábios que não se abrem, lábios
    com seu segredo
    calado" ( do seu poema, lábios que não se abrem, lábios"
    bonito o seu trabalho

    ResponderExcluir
  2. Tão simples e tão bonito.Me lembra minha infância em Minas.Obrigado por me lembrar desses poemas tão singelos.Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. James,
    Sou mineira tb... E adoro esses poemas singelos, já notou? rsrsrsrs
    abraços

    ResponderExcluir
  4. Mylla, etou nos eua, por isso nao tenho aparecido muito, volto dentro de mais de uma semana, e ai sim entro ao normal da vida, um beijo e obrigada por sua visita, CON

    ResponderExcluir

Estas poesias são as minhas preferidas... E algumas são criações minhas...
Comenta aí... Vou gostar de saber o que você acha!!!

#SAUDADES ETERNAS

Nunca soube que você se chamava Fernando... Pra mim, sempre foi "Beto"... O Beto do sorrisão...  O Beto das baladas n...