10 setembro 2009

VICENTE DE CARVALHO


A Fonte e a Flor

Deixa-me, fonte, dizia,
A flor, tonta de terror,
E a fonte, rápida e fria,
Cantava, levando a flor.

Deixa-me, deixa-me, fonte,
Dizia a flor, a chorar.
Eu fui nascida no monte,
Não me leves para o mar!

E a fonte, rápida e fria,
Com um sussurro zombador,
por sobre a areia corria,
Corria, levando a flor.

“Ai, balanços do meu galho,
Balanços do berço meu,
Ai, claras gotas de orvalho,
Caídas do azul do céu!”

“Carícias das brisas leves
Que abrem rasgões de luar,
Fonte, fonte, não me leves,
Não me leves para o mar!

Vicente de Carvalho, era Paulista nascido em Santos (05 de Abril de 1866 e morreu também em Santos em 22 de Abril de 1924).
Sua poesia mais conhecida por mim foi essa, acima - A Fonte e a Flor. Que declamei inúmeras vezes em sala de aula, em minha infância. Tenho verdadeira adoração por essa poesia...

Fonte: Wikipédia

5 comentários:

  1. Adoro esse poema.Há muitos anos que não o lia.Vicente de Carvalho é mais um dos poetas brasileiros injustamente esquecidos.Obrigado por postá-lo.Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Esse é conterrâneo! Santista como eu! uhuuuuu

    beijos e boa sexta!

    ResponderExcluir
  3. Este poema é de um lirismo espetacular!! Vicente de Carvalho é tão pouco lembrado e perguntei por aqui se a alguém já tinha ouvido falar dele. Uma das vozes retrucou "Não é nome de rua?"
    Bom fim de semana! Beijus

    ResponderExcluir
  4. Carla,
    Essa poesia é a que mais gostava de declamar na escola!!!

    Luma,
    O mesmo falo para vc! Essa série de poetas brasileiros só engrandece o Lua com tão ilustres visitas...

    James,
    Então somos dois. Pq eu tb o adoro de montão!

    bjos aos amigos

    ResponderExcluir
  5. Muito bonita a poesia.
    Passei para deixar um beijo e o desejo de um bom fim de semana.

    Beijos

    ResponderExcluir

Estas poesias são as minhas preferidas... E algumas são criações minhas...
Comenta aí... Vou gostar de saber o que você acha!!!

#SAUDADES ETERNAS

Nunca soube que você se chamava Fernando... Pra mim, sempre foi "Beto"... O Beto do sorrisão...  O Beto das baladas n...